Criar objetos com material reciclado é como ter duas aventuras ao mesmo tempo. Uma leva a cuidar do planeta diminuindo a poluição gerada por materiais que podem ser reciclados e a outra será a capacidade de usar a criatividade e imaginação para dar uma nova função e forma a estes materiais.
Transformar parte do "lixo" em produtos "novos" enfatiza a redução do desperdício, a necessidade de reutilizar, reciclar e reeducar, ajudando a "natureza", e contribuindo para a aquisição de novos hábitos sociais.
Como vantagem do método da reutilização dos materiais pode considerar a diminuição do lixo para um destino final, ou seja, menos formações de lixões, evitando assim a contaminação do solo e da água, contribuição para a limpeza das cidades, formação de uma consciência ambiental, para o desenvolvimento de habilidades profissionais e a consequente geração de empregos.
Realizar atividades criativas com materiais recicláveis como o jornal, por exemplo, colabora com o meio ambiente, e ao mesmo tempo diverte, educa e às vezes pode gerar uma renda complementar.
Confeccionar objetos, utensílios e jogos educativos com materiais recicláveis, desenvolve uma forma pessoal de expressão e criatividade. O jornal, por exemplo, tem diversos fins como: saco de lixo, cestas, bijuterias, chaveiro, porta copos, descanso de panelas, porta trecos, revisteiro, brinquedos, jogos educativos, etc.
Agora que você já sabe como reciclar o jornal velho que você tem em casa, transformando-o em peças úteis e decorativas, vamos - lá e mãos a obra.
Alunos do 2ª ano - Rolinhos de jornal. |
Oficina Curricular de Artes - Prof.ª Hall. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário